jusbrasil.com.br
3 de Dezembro de 2021

Empresa de logística inova ao usar tecnologia para registrar provas ágeis em casos trabalhistas

Rapidez e facilidade de uso são algumas das vantagens da plataforma, diz a organização; ferramenta também será utilizada para coleta preventiva de provas

Verifact tecnologia
Publicado por Verifact tecnologia
há 7 meses


A multinacional de origem japonesa Veloce, que atua no ramo de logística e transporte, usou a plataforma Verifact no fim do ano passado para fazer o registro de provas digitais para um procedimento trabalhista junto ao INSS e acabou firmando contrato com a empresa por tempo indeterminado.

A ferramenta de coleta de provas passou a fazer parte do dia a dia de departamentos jurídicos de empresas em diversas situações. A Verifact permite fazer o registro de provas digitais robustas e com validade jurídica de forma rápida e automatizada por meio de uma plataforma online, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é oferecido a um preço mais acessível que uma ata notarial.

“Tínhamos um procedimento trabalhista junto ao INSS em que precisávamos apresentar defesa e, quando o jurídico foi acionado, havia algumas postagens em redes sociais que seriam boas provas para nosso processo”, conta Mayra Erhardt, advogada da Veloce. “Eles acionaram a gente e já vieram com o pedido de fazer a ata notarial.”

Por ser muito cara e burocrática, a possibilidade da ata notarial foi descartada e a empresa optou por utilizar a plataforma da Verifact. “Estamos em período de pandemia e, para fazer a ata, tem que ir até o cartório, fazer o registro de forma presencial”, comenta Marcelo Gaspari, diretor de Compliance da Veloce. “Tem que agendar com o escrivão e, se a prova é no celular, tem que levar o aparelho para lá porque vai transferir todas as informações do celular para o documento. Fora o custo.”

Celeridade na coleta de provas é essencial

O tempo que leva para a confecção da ata notarial também é considerado um ponto negativo. “O processo leva uma semana se estiver tudo OK”, diz Gaspari. Uma semana para o mundo de hoje é muita coisa”, completa Erhardt.

A advogada da Veloce conta que em apenas meia hora as provas foram colhidas por meio da ferramenta da Verifact. “No mesmo dia tudo estava pronto e no dia seguinte fizemos uma petição e protocolamos as provas que entendíamos serem cabíveis para o procedimento.”

Erhardt observa que, pela plataforma ser intuitiva e nem mesmo é preciso ter conhecimento sobre tecnologia. “Entendo que não precisa ser advogado para usar. A ferramenta é autoexplicativa, funcional e simples.”

“Nem precisou de suporte da TI. A própria Mayra foi, coletou e colocou a prova junto ao processo. É bem funcional, prático, simples e objetivo”, acrescenta Gaspari.

Com contrato com a Verifact de prazo indeterminado, a Veloce também deve utilizar o serviço, por exemplo, para coleta de provas na esfera trabalhista de forma preventiva, afirma a advogada da empresa. “Em que pese não haver ação judicial, já nos municiamos de provas para que, caso venha a acontecer, termos uma documentação mais robusta.”

Sobre a Verifact

A Verifact é uma empresa brasileira que oferece serviço on-line de registro de provas de fatos ocorridos na internet com validade jurídica, com altos rigores técnico e jurídico e casos de aceitação pela Justiça em estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco, além de recomendação de uso pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina. O serviço pode ser acessado 24 horas por dia, sete dias por semana, e gera provas digitais robustas de forma rápida e automatizada, a um preço mais acessível do que atas notariais de cartórios. A plataforma da Verifact já é utilizada pelo Ministério Público da Bahia, pela Polícia Civil do Paraná, por escritórios de advocacia, peritos forenses e departamentos jurídicos de grandes empresas como Habibs, Electrolux e Veloce. Saiba mais em www.verifact.com.br.

Talvez você também se interesse por:

Polícia Civil do PR e Ministério Público do Estado da BA agilizam coleta de provas digitais com plataforma on-line

Vara do Trabalho de Florianópolis sugere uso da Verifact em processo

Verifact torna registro de provas digitais mais acessível

Meios de coleta de provas digitais de conteúdos da internet

Como contratar a Verifact

Validade jurídica de coleta de provas via Verifact

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)